O poker é um jogo de cartas que tem como objetivo extrair a ficha dos demais jogadores. Isso pode acontecer de duas maneiras: através da desistência dos adversários ou tendo a combinação de cartas de maior valor ao final da rodada.
Assim, é fundamental entender como funciona a combinação de cartas de poker para jogar o jogo. Cada mão de poker é formada por 5 cartas, e quanto menos provável matematicamente for a combinação, maior o valor da mão. As mãos de poker, na ordem das mais fortes para as mais fracas, são as seguintes:
- Royal Straight flush: sequência de A, K, Q, J e 10 do mesmo naipe. É a melhor mão de todas no poker;
- Straight flush: sequência de cinco cartas do mesmo naipe: Exemplo: J, 10, 9, 8 e 7 de copas;
- Four of a kind (quadra): quatro cartas do mesmo valor. Exemplo: Q, Q, Q, Q e 9;
- Full house: tês cartas do mesmo valor (trinca) mais um par de cartas do mesmo valor (dupla). Exemplo: Q, Q, Q, 9 e 9;
- Flush: cinco cartas do mesmo naipe, não importa qual o naipe e a ordem das cartas (se estiverem em sequência, vira um straight flush). Exemplo: A, 8, Q, 9 e 2 de espadas;
- Straight (sequência): cinco cartas em sequência de naipes diferentes. Exemplo: 7, 8, 9, 10 e J (se forem todas do mesmo naipe, é um straigh flush);
- Three of a kind (trinca): três cartas do mesmo valor. Exemplo: Q, Q, Q, 10 e 9;
- Two pair (dois pares): dois conjuntos de cartas de mesmo valor. Exemplo: Q, Q, 9, 9 e 10;
- One pair (par): duas cartas do mesmo valor. Exemplo: Q, Q, 10, 9 e 8;
- High card (carta alta): se nenhuma combinação for formada. Ganha o jogo que tiver a carta mais alta. Exemplo: Q, 9, 8, 5, 2 de naipes diferentes (como nenhuma combinação foi formada, o Q é considerado a carta mais alta dessa mão).
Deste modo, vamos supor que um jogador tenha uma mão formada por 10, 10, 8, 8 e A, enquanto outro jogador tenha uma mão de 3, 3, 3, 9 e J. Nesse caso, o 2º jogador tem a combinação mais forte, pois uma trinca é superior a dois pares.
Em relação à carta mais alta, a hierarquia das cartas do maior para o menor valor são as seguintes: A, K, Q, J, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2. Essa sequência serve como critério de desempate caso dois jogadores tenham combinações iguais. Por exemplo: um full house de K, K, K, J e J ganha do full house de Q, Q, Q, 10, e 10 (K vale mais que Q).